Matéria e forma

Aristóteles foi um filósofo que muito se ocupou de entender as relações metafísicas de causa, finalidade e a natureza das coisas. Com sua metafísica focava-se nas possibilidades e fundamentos que as coisas teriam ou poderiam assumir. Com o conceito de matéria e forma, deu resposta aos princípios que determinam "o que é" cada coisa.

Interessado pelas questão que envolvem o ser e o que ele é, Aristóteles pondera. Seu mestre, Platão, dizia que as coisas existiam para os sentidos e como ideias em planos distintos, sendo o plano ideal perfeito e o plano empírico apenas uma réplica imperfeita das coisas idealizadas. Como seu mestre, Aristóteles era convicto quanto a existência de ideias eternas, mas não desprezou o mundo sensível. As coisas para ele seriam definidas pelo o que são tanto para o mundo material quanto em conceito do que elas são. Cada um destes preceitos intrínsecos às coisas existe de forma paralela, embora sejam indissociáveis, pois cada um complementa o outro. Assim se define uma síntese para a matéria e a forma, que se definem da seguinte forma: Matéria é o substrato determinante qual cada coisa possui, que embora indefinível aos sentidos, ela pode ser percebida pela forma que ela acaba dando origem. A forma é o que Aristóteles considerou o princípio determinante por si próprio, embora dependente da matéria, pois é em outras palavras o aspecto que ela toma quanto sua aparência.

Esse seu pensamento passaria a constituir o hilemorfismo (da junção de ύλη - hylé - que em grego significa "matéria" e μορφή - morphé - que significa "forma"), que concebe a substância, que por sua vez é qualquer coisa que exista, possui duas naturezas que se relacionam, pois a matéria é aquilo que compõe o ser, como a matéria orgânica dos seres vivos ou a pedra que deu forma para uma escultura. A forma seria aquilo para o que a matéria acaba por dar forma, como a escultura que é constituída pela pedra ou os compostos orgânicos de um ser vivo.
___________________________________________________________________________

Referências bibliográficas:
Projeto Filosofia
Mundo Educação
Filosofia no boteco
"Fundamentos da Filosofia:Manual do Professor" - Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, Editora Saraiva
"Antologia Ilustrada de Filosofia: Das origens à idade moderna" - Ubaldo Nicola, Globo Editora

Postagem feita ao dia 29/04/2013 às 22:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário